Guia do paciente
O Guia do paciente e familiar foi criado para que você conheça bem os serviços oferecidos pelo hospital, além de saber tudo o que seu acompanhante ou cuidador pode fazer para ajudá-lo em sua recuperação.
Além disso, neste documento também constam os direitos e deveres do paciente para garantir a boa convivência, o máximo de bem-estar e a efetividade dos tratamentos realizados.
Perguntas Frequentes
Resposta: - Pós-operatório com necessidade de reabilitação de cuidados
- Pós-internação hospitalar prolongada com perdas funcionais (atividades básicas da vida diária como alimentar-se por via oral, caminhar, levantar sozinho da cama etc.)
- Pós-Covid-19 com possibilidade de reabilitação funcional
- Curativos complexos com possibilidade de cicatrização total
- Distúrbios nutricionais com possibilidade de recuperação
- Necessidade de suporte ventilatório contínuo ou intermitente com possibilidade de desmame
- Antibioticoterapias prolongadas com possibilidade de cura
- Pós-acidente vascular cerebral (derrame)
Resposta: Doenças avançadas sem possibilidade de cura.
Resposta: Para admissão de pacientes no Placi é essencial que haja uma solicitação médica direcionada à operadora de saúde, explicando o quadro do paciente e justificando a indicação da continuidade dos cuidados em nossas unidades.
Resposta: Os familiares participam desde o momento da avaliação, em conjunto com a nossa equipe de avaliadores externos. Na admissão, realizamos uma conferência entre a equipe multidisciplinar e a família para alinhamento do plano de cuidado. Durante a internação, reforçamos diariamente as orientações e estímulo aos cuidados.
Resposta: O plano de cuidados é elaborado pela equipe multidisciplinar em conjunto com a equipe assistente (quando existente).
Resposta: A programação de alta é elaborada em conjunto com toda a equipe multidisciplinar e com a família. Realizamos todos os treinamentos ao longo da internação para que, no momento da alta, a família esteja segura e apta para a continuidade do cuidado. Inclusive, orientamos quanto às adaptações domiciliares necessárias.
Resposta: Somos um hospital humanizado e prezamos pela presença constante da família envolvida no cuidado. Mas, em função do momento atual, temos o compromisso de preservar a segurança dos nossos pacientes, equipe e familiares. Sendo assim, tratamos cada caso de forma individualizada para autorização da visita.
Resposta: O tempo de internação no Placi dependerá de cada caso e da evolução do paciente durante a execução do plano de cuidado.
Resposta: Sim, temos mais de 40 convênios credenciados. Consulte a sua operadora sobre o credenciamento conosco.
Resposta: Na grande maioria dos casos, sim. Mas, se o paciente estiver com uma complexidade clínica elevada que, tecnicamente, indique o tratamento em hospital geral, ele será transferido.
Resposta: Sim, o paciente tem direito a um acompanhante durante a internação. Tal situação é ótima, pois o familiar já poderá ir se ambientando aos cuidados com o paciente para serem continuados após a alta do hospital para o domicílio.
Resposta: Não é obrigatório, mas consideramos essencial. Durante a internação, o cuidador será treinado e orientado para o retorno ao domicílio, tão logo possível.
Resposta: Sim, contamos com equipe médica nas unidades do Placi 24 horas por dia.
Resposta: O Placi conta com uma equipe interdisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e apoio espiritual.
Resposta: Geriatra, médico de família, intensivista, paliativista, nutrólogo, cirurgião geral, neurocirurgião, clínico geral e nefrologista.
Resposta: Realizamos radiografia (Raio X), ultrassonografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma e coleta de sangue à beira leito. Tomografias e ressonâncias magnéticas são realizadas externamente. Os exames serão realizados após indicação médica.
Resposta: Sim, o médico assistente poderá acompanhar seu familiar no Placi, assim como qualquer outro profissional assistente.
Resposta: A frequência será definida conforme a indicação técnica dos profissionais após a avaliação do paciente.
Resposta: Após exame de cultura e avaliação da fisioterapia, que se dará em até 48 horas, o paciente poderá frequentar o solário.
Resposta: Após exame de cultura e avaliação do fisioterapeuta para identificar se ele se beneficiará da sala de reabilitação.
Resposta: Não, mas em virtude da pandemia aconselhamos um número máximo de 2 visitantes, mantendo o distanciamento social.
Ainda restou alguma dúvida?
Fale com a genteProgramação e atividades
Para estimular o bem-estar dos nossos pacientes e suas famílias e fazer com que eles se sintam acolhidos e estimulados a continuar no processo de recuperação, realizamos diversas atividades interativas, além das práticas da Terapia Ocupacional.
Confira alguns desses momentos:
Pesquisa de satisfação
Com o objetivo de melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido em nossas unidades, pedimos a colaboração dos clientes para responder um questionário sobre a sua experiência com o Placi.
Responda ao questionárioConfira alguns depoimentos:
O meu primeiro contato com o Placi foi quando o meu sogro, com um grau de demência avançado, necessitou de cuidados paliativos. Em fevereiro, após passar por uma cirurgia para colocação de uma prótese em virtude de uma queda com ruptura na cabeça do fêmur, minha mãe, Matilde da Silva, foi transferida para a unidade do Placi em Niterói. Para mim foi uma grande vitória, pois estava garantindo, assim, que ela fosse acompanhada por uma equipe multidisciplinar e de excelente qualidade, além de estar em um ambiente com protocolos bem definidos em relação à segurança hospitalar. Hoje, ela já teve alta e gostaríamos de agradecer imensamente a toda a equipe, pelo acolhimento e dedicação. As lembranças ficarão marcadas para sempre na memória de todos que participaram dessa etapa de sua vida.
Rafael Amorim Ferreira Leal, Familiar
Cheguei no Placi depois de 60 dias na UTI, por causa de uma forma grave da COVID-19, sem andar, sem mexer os braços, sem comer, sem ao menos um banho fora do leito. Logo na entrada já senti uma energia diferente de qualquer outro hospital em que já estive. A indicação do meu médico de me transferir para lá, foi a mais acertada. Hoje estou de pé, ando, subo e desço escadas (acreditem, descer é mais difícil!), dirijo, cuido da minha casa e da minha família. Retomei minhas ações de enfermagem e estou como voluntária na Campanha de Vacinacao da Covid-19, ajudando no controle dessa doença tão traiçoeira, que levou tantas vidas, que devastou tantas famílias. Em mim ainda estão muitas cicatrizes, mas também muitas lembranças de cada profissional que me atendeu no Placi. À Deus a minha gratidão por estar viva, à eles por me reabilitarem, por devolverem a minha vida. Um exemplo de equipe multiprofissional, onde cada um cumpriu o seu papel para a nossa vitória. Ficou a amizade, o carinho e o respeito por todos eles. Foram 41 dias de muita luta, profissionalismo e confiança. Penso neles todos os dias, em todos os momentos, em cada passo, que juntos, tornamos possível na reabilitação. Obrigada!
Danielle Crispim, Paciente