“Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”, Hipócrates

Por Placi
20/09/2024

A ciência da nutrição, em essência, segue de um pensamento dito 2.400 anos atrás por Hipócrates, médico grego, considerado o pai da medicina: “que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. Dessa forma, ao jeito Placi de ser, esse cuidado nutricional assume grande importância, onde o nutricionista e seu trabalho de avaliação, prescrição e condutas gerais fazem parte da base do tratamento junto com as demais terapias, pois todo ser vivo precisa de alimento em qualquer período da vida.

Não existe tratamento que seja isento desta necessidade. Assim, na reabilitação são fornecidos de maneira equilibrada, personalizada e direcionada os substratos energéticos, construtores e reparadores para reabilitação física global, sempre com o objetivo principal de devolver o paciente cuidado a situação mais próxima possível do momento anterior à determinada crise de saúde.

“Como principais desafios enfrentados por nossos pacientes podemos elencar: superação das sequelas motoras, onde a alteração na forma do alimentar poderá estar “involuída” por exemplo: impossibilidade de mastigar e deglutir. Além disso, muitos dos que chegam ao Placi vêm de hospitais gerais, onde um dos objetivos principais é manter vivo, não necessariamente devolver o paciente à família em plena capacidade funcional”, explica Kelly Bigate, nutricionista do Hospital Placi Brasília, informando que os pacientes são tratados com cuidados intensivos nutricionais onde recebem uma gama de cuidados buscando a recuperação de maneira breve e consistente.

“A nutrição é um dos alicerces do tratamento médico, pois sabemos que paciente bem nutrido responde de forma mais eficiente à terapia medicamentosa, pós- cirúrgica, reabilitação física e todas as demais necessárias”, complementa a profissional. Os pacientes no Placi são auxiliados a compreender o momento e estimulados a superar limitações. Diariamente a equipe trabalha com o mote do cuidar individualizado. Nos pacientes inseridos em cuidados paliativos, a função é tão importante quanto a anterior, buscando respeitar este momento e oferecer o conforto necessário, sempre incluindo a família nas ações propostas.

Os nutricionistas da Rede Placi atuam alinhados às condutas terapêuticas junto aos demais profissionais da equipe multidisciplinar, pois o reabilitar é construído através de múltiplos e diferentes saberes técnicos. Dessa forma, desde o fornecimento de alimentos modificados em consistência, através da prescrição dos fonoaudiólogos, até o aumento do aporte proteico após as sessões de fisioterapia ou a terapia ocupacional, na observação dos medicamentos prescritos pelos médicos assistentes, as decisões são tomadas em conjunto.

O trabalho inclui intervir, se necessário, na alimentação oferecida para estabelecer a boa interação entre fármaco e nutrientes. Por isso, o alinhamento com a equipe de enfermagem e médica é fundamental na evolução clínica de cada paciente. Estas são algumas das maneiras de cuidar da equipe de nutrição e do trabalho em conjunto com os demais profissionais. 

“A ciência da nutrição é dinâmica e multifacetada, atrai pelas diversas possibilidades de atuação na saúde, doença, reabilitação, institucional, desportiva e nas diversas fases da vida, sendo a única que atua sobre todos os seres humanos, pois todos nós somos dependentes de alimento. Fazer parte deste universo foi o motivo de minha escolha profissional”, conclui Kelly.

Leia também

×