A Unidade Barra do Hospital Placi conquistou o selo ouro de aprovação da Joint Commission International (JCI), principal órgão de melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde no mundo, para ‘Acreditação de Cuidados de Longa Duração’. A Rede Placi é a primeira da América Latina a receber esta outorga, passando a fazer parte do seleto grupo de 21 instituições no mundo. “Trabalhamos em 239 padrões de conformidade, desdobrados em aproximadamente 900 elementos de mensuração conforme a metodologia, o que nos fortalece como referência em reabilitação, readequação de cuidados e cuidados paliativos no Brasil”, celebra Carlos Chiesa, CEO da Rede Placi.
Foram oito meses de treinamento e preparação da equipe do Placi Barra para submeter-se à avaliação internacional realizada pelas unidades Placi Niterói e Botafogo em dezembro de 2022, quando conquistaram o selo de Acreditação pela JCI. “As seis Metas Internacionais de Segurança do paciente definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são a base para a garantia de processos seguros e reafirmam a nossa missão de acolher, cuidar e recuperar pessoas”, acrescenta Chiesa.
A equipe de avaliadores enviada pela JCI esteve presencialmente no Placi Barra, visitou as instalações, entrevistou profissionais, pacientes e familiares, analisou os documentos elaborados pela instituição, o cumprimento às exigências legais das agências fiscalizadoras, a adesão aos processos de qualidade e segurança e buscou a conformidade nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente tais como identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança na administração de medicamentos de alta vigilância; garantia de procedimento correto no paciente correto; redução do risco de infecção/higiene das mãos; redução do risco de queda e danos recorrentes de queda.
Outras áreas foram auditadas conforme previsto no Manual de Cuidados de Longo Prazo da JCI. Há capítulos com foco no paciente e outros no gerenciamento da instituição, tornando a metodologia abrangente e completa, com conjuntos de padrões destinados ao acesso e avaliação, direitos e responsabilidades do paciente, o próprio cuidado e a sua continuidade, educação para saúde e o gerenciamento de medicamentos, fazendo o Placi revisitar seus processos e buscar eficiência em seus resultados.
O Placi Barra, inaugurado em dezembro de 2022, nasceu com o desafio de, em apenas oito meses, implantar os processos necessários para estender a outorga de instituição acreditada para toda a Rede Placi. “Foi fundamental o apoio e estímulo da alta liderança da rede e a capacidade extraordinária da equipe em corresponder às expectativas que o projeto de Acreditação Internacional traz”, ressalta Rogéria Pereira, gerente de Qualidade do Placi.
Como funciona a ‘Acreditação’ JCI
A Acreditação da JCI corresponde a uma série de procedimentos criados em resposta à demanda mundial crescente por padrões de cuidados com a saúde. Para se preparar é preciso seguir o Manual de Padrões criado pela organização internacional e organizar um plano de ação que garanta a aderência às conformidades. O programa estimula a demonstração de melhoria contínua e sustentada nas instituições de saúde, por meio do emprego de padrões internacionais e de indicadores de monitoramento. Os padrões são agrupados de acordo com as funções relacionadas à prestação de cuidados ao paciente e à criação de uma instituição segura, eficaz e bem administrada. Estas iniciativas se aplicam à instituição como um todo, bem como a cada departamento, unidade ou serviço existente. O processo envolve mudança cultural na organização, requer um time dedicado e uma consultoria de preparação para implementação dos padrões exigidos. A cada três anos nova avaliação internacional é realizada para a verificação da sustentação das melhorias e do compromisso assumido com a segurança do paciente.