O maior desejo de um paciente após cirurgias delicadas ou internações prolongadas é retomar as suas atividades. Conversamos com a coordenadora de reabilitação da Rede Placi, Fatima Lago. Segundo ela, a reabilitação acontece de forma interdisciplinar. Profissionais de diversas especialidades acompanham o paciente desde o primeiro dia até a alta, através de técnicas de reabilitação que podem ser executadas no leito e/ou na sala de reabilitação. Além disso, familiares e cuidadores são inseridos nos cuidados, recebendo treinamentos e orientações técnicas.
Comunicação: Descreva um pouco como atua a equipe multidisciplinar.
Fatima Lago: A equipe multidisciplinar atua de forma integrada. Após as avaliações de cada especialidade, a equipe se reúne para a construção do planejamento terapeutico. Nele estão as metas de curto e longo prazo. Ao longo da internação do paciente, as equipes rediscutem as metas de acordo com a progressão do paciente. Todas essas informações são compartilhadas com a família e cuidadores.
Comunicação: Quais as terapias contribuem para a reabilitação de um paciente?
Fatima Lago: As terapias são as mais diversas e todas com embasamento científico. Podem ser manuais, cognitivas, motoras e lúdicas. Embora alguns pacientes se beneficiem das mesmas terapias, a indicação é feita de forma individualizada.
Comunicação: Os familiares e cuidadores são treinados para dar continuidade a este processo de reabilitação?
Fatima Lago: Sim, são treinados desde o primeiro dia de internação. Embora o nosso objetivo seja a maior independência possível do paciente no momento da alta, treinamos familiares e cuidadores para que possam dar continuidade aos cuidados em casa. Como exemplo, retirar o paciente de forma adequada do leito ou estimulá-lo a desempenhar uma atividade de vida diária com adaptações necessárias. Dessa forma, evitamos a fragmentação do cuidado pós alta e possíveis reinternações.
Comunicação: Que suporte a Rede Placi oferece para a adaptação da residência ou do ambiente de trabalho de um paciente?
Fatima Lago: A equipe de Terapia Ocupacional orienta familiares e pacientes quanto à necessidade de adaptação da casa desde o primeiro dia de internação. São solicitadas fotos e vídeos para que as orientações sejam realizadas de forma adequada. Ao longo da internação é observado o desenvolvimento do paciente no tratamento e orientado ao familiar os ajustes com base na real necessidade, seja um retorno com o uso de bengala, andador ou cadeira de rodas. As orientações são presenciais ou entregues por escrito.
Comunicação: Os planos de saúde têm conhecimento e noção da importância desse tipo de tratamento?
Fatima Lago: Os planos de saúde são reais parceiros da Rede Placi e de seus pacientes. O planejamento terapeutico é compartilhado com a operadora de saúde durante a internação e as demandas dos pacientes são discutidas e acolhidas de acordo com as suas necessidades.