O Serviço Social no hospital de transição atua em conjunto com a equipe multidisciplinar e possui o propósito de prestar assistência ao paciente e família, através de uma visão holística.
Sua intervenção é baseada no compromisso ético-político da profissão. Em sua rotina é capaz de instruir aos usuários dos serviços hospitalares de modo que tenham acesso à informação sobre rotinas da instituição, medidas de promoção à saúde e meios para a continuidade de cuidados após a alta. Dentre as atribuições do assistente social também está identificar e lidar com aspectos sociais, a orientação quanto aos direitos e deveres dos pacientes e familiares.
Desta maneira, participa da elaboração de estratégias para que o(a) paciente e sua rede de apoio busquem ao longo da internação, uma organização e estrutura que propicie o retorno ao domicílio de forma mais tranquila. E ainda, nos casos daqueles que vivenciam o processo de cuidados paliativos e fim de vida, o acolhimento e informações pertinentes de maneira a tentar diminuir questões outras que poderiam gerar preocupação aos mesmos.
Joice F. dos S. Amaral
Assistente Social