Placi publica artigo científico na revista “Geriatrics, Gerontology and Aging”

Por Placi
09/02/2024

A nutricionista Flávia Lopes Fonseca, PHD em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e gerente do núcleo de avaliação do Placi, e os pesquisadores Mariangela Pereza, Bruno Goulart, Flavia Zuchenb e Roberto Alves Lourenço reforçaram em artigo científico publicado na Revista “Geriatrics, Gerontology and Aging” aquilo que tem sido a prática nos hospitais da rede: atuar sobre o estado de saúde de pacientes com perda de autonomia para restabelecer ou prevenir o agravamento de sua condição, envolvendo e capacitando familiares/cuidadores para reinserção social e melhor qualidade de vida.

No artigo, os especialistas relatam o caso de um senhor de 91 anos de idade, viúvo, diagnosticado com desidratação grave, delirium, pneumonia e lesão por pressão grau IV quando encontrado caído em sua casa. Eles descrevem a jornada desse paciente desde a internação por 62 dias no hospital geral até o encaminhamento para o hospital de transição para continuidade de seu cuidado.

Os autores levantam uma importante discussão, que é o desfecho positivo de saúde vivido por um paciente nonagenário diante da gravidade dos eventos. Do ponto de vista da capacidade intrínseca, ele era independente funcional, tinha boa função sensorial, excelente cognição e vitalidade, e seu estado psicológico era positivo. Atualmente, evolui com completa recuperação funcional – ao fim de 25 dias e recebeu alta com ganho de peso de 5,2 kg, lúcido e orientado, sem necessitar ajuda para ir ao banheiro e caminhando sozinho com apoio de uma muleta.

Seu quadro, explicam os autores, é decorrente das alterações fisiológicas que prejudicam sua independência, porém acompanham o envelhecimento cronológico. Para os acadêmicos, “o modelo tradicional de cuidados de saúde orientado para a doença tem se mostrado inadequado para atender às necessidades da crescente população idosa, uma vez que, para esses indivíduos, mais do que diagnosticar doenças específicas, o importante é avaliar o impacto dessas condições em sua capacidade funcional”. Segundo Fonseca, “é esse é o trabalho e o que inspira a Rede Placi: o cuidado certo no momento certo. Cuidado após
cuidado …”.

Para ler o artigo na íntegra clique aqui:
https://lnkd.in/dHRN_4rQ

Versão em português
https://lnkd.in/duJhSfGs

Leia também

×